NotÃcias
15/02/2022
Animal abandonado em via pública é resgatado e segue sob os cuidados da Secretaria de Agricultura de Miradouro
A Prefeitura de Miradouro em uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa segunda-feira, 14 de fevereiro, resgate de uma égua que foi abandonada com maus tratos na Rua Santo Antônio.
Após receber ligação telefônica para comunicar que existia um animal abandonado na via pública, o veterinário Raul Otaviano de Araújo Neto (Netinho) da Secretaria Municipal de Agricultura, verificou que a égua estava doente, debilitada e havia sofrido maus-tratos e que provavelmente havia sido abandonada pelo proprietário por não ter mais utilidade para o dono. O setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde auxiliou no resgate do animal.
É importante ressaltar que maus-tratos aos animais é crime podendo gerar prisão e multa. Os proprietários de animais não devem abandonar seus animais quando, após toda uma vida de servidão e lealdade, ao envelhecerem, perÃodo em que mais vão precisar de cuidados, não tiverem condições de servirem como antes.
A Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
A égua recebeu os cuidados necessários do veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e segue acolhida em uma baia na sede da Secretaria de Agricultura, no Parque de Exposições de Miradouro.