Notícias

25/09/2023

distrito-de-serrania-recebe-fieis-para-celebracao-de-nossa-senhora-das-dores-

Distrito de Serrania recebe fiéis para celebração de Nossa Senhora das Dores

A devoção a Nossa Senhora das Dores na comunidade da Serra das Dores, no Distrito de Serrania do Brigadeiro, Miradouro – MG aconteceu no dia 15 de setembro, na capela que foi construída para receber a Santa, presenteada na década de 30 pelo Distrito de Careço. Segundo os fiéis, a Santa vem realizando vários milagres. As festividades começaram pela manhã e foram até o entardecer, com missa realizada pelo Padre Silas, almoço e bingos. Estiveram presentes fiéis de toda região. Participaram das festividades cerca de 300 a 500 religiosos e devotos da Santa. 

Antigamente, havia a troca de santos, entre as comunidades do Careço e Serra das Dores – Serrania. Nossa Senhora das Dores regressava para o Careço e Nosso Senhor dos Passos permanecia o mesmo tempo em Serrania. Essa troca acontecia em épocas de estiagem e, logo em seguida, a chuvas começavam a cair, mudando toda a paisagem e dando início aos bons tempos de fartura. 

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular, refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo. 

O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou-se no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na então Germânia, hoje, Alemanha. A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem profundamente mariana. 

As sete dores da Santíssima Virgem que suscitaram maior devoção são: a profecia de Simeão sobre Jesus, a fuga da Sagrada Família para o Egito, O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias, O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário, Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus.

Fotos: Daniel Matos