Notícias

11/01/2022

secretaria-de-saude-de-miradouro-apoia-a-campanha-janeiro-roxo-de-combate-a-hanseniase-

Secretaria de Saúde de Miradouro apoia a campanha Janeiro Roxo, de combate a hanseníase

Para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase. A mobilização escolheu a cor roxa, designando de Janeiro Roxo, o mês da campanha mundial de combate a Hanseníase. 

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro. Neste ano, a data cai no dia 30 e o tema da campanha é “Precisamos falar sobre hanseníase”.

A data é símbolo do Janeiro Roxo e visa chamar a atenção das pessoas para a doença, que tem tratamento e cura. O preconceito ainda é um dos grandes desafios no combate à hanseníase.

Os sintomas iniciais são manchas na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Também pode acontecer fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Quando os casos não são tratados no início dos sinais, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

A hanseníase é transmissível pelo ar, principalmente em situações de contato próximo. A maioria da população tem defesas naturais contra a bactéria, mas cerca de 10% da população não têm esses mecanismos de proteção e podem adoecer. Assim que o tratamento com antibióticos é iniciado a doença deixa de ser transmissível, por isso é importante diagnosticá-la logo no início dos sinais.

A Gestão Municipal 2021-2024 e a Secretaria de Saúde de Miradouro apoiam a campanha e ressaltam que a Hanseníase tem cura, procure se manter informado(a) sobre a doença e caso seja necessário, não hesite em procurar orientação médica. Porque Saúde é papo sério!